fbpx

Espinhas no rosto: por qual motivo elas aparecem?

Quem nunca sofreu com aquelas espinhas no rosto que aparecem de repente e sem explicação? 

E você? Já teve um compromisso importante, e um dia antes se surpreendeu com aquelas espinhas incômodas?

Pois então, por mais que seja chato, isso é bem normal e existe uma explicação para que as espinhas apareçam. Veja abaixo se alguma dessas situações já aconteceram com você. 

Ansiedade e preocupação podem ser o motivo para as espinhas aparecerem depois da adolescência. 

Um dos grandes problemas que levam ao aparecimento das espinhas no rosto na vida adulta é o estresse emocional. Isso porque o estresse eleva os níveis de hormônio que, por sua vez, desencadeiam o aparecimento das lesões inflamadas na pele. 

Dessa forma, muitas vezes, antes de um compromisso importante e que você não vê a hora de chegar, a reação do seu corpo é aumentar a taxa hormonal. Em seguida, ocorre o aumento da oleosidade da pele, que leva à formação das espinhas. 

Do mesmo modo, isso acontece quando você passa por momentos mais estressantes ou por uma sobrecarga emocional. 

ansiedade e acne

Então, nesse caso, o tratamento precisa aliar produtos antiacne e também reequilibrar o seu sistema emocional. Terapias também são sempre bem-vindas para aliviar o estresse e aumentar a autoestima

Consumo de suplementação alimentar provoca espinhas no rosto?

Sim, isso pode acontecer. A princípio, as espinhas aparecem quando a suplementação não está bem balanceada.

Por exemplo, alguns estudos apontam que o excesso de vitaminas do tipo B6 e B12, suplementos de proteína de soro de leite e suplementos com níveis de hormônios elevados podem fazer com que as espinhas apareçam na pele. Além disso, a presença do iodo também vem sendo apontada como uma das causas do surgimento de acne associado a suplementação

As espinhas decorrentes de suplementação tendem a diminuir, quando ocorre a interrupção do consumo dos suplementos. Além dos suplementos, uma dieta altamente enriquecida com carboidratos também pode levar ao aparecimento de espinhas. Isso acontece porque esses alimentos com altos índices de carboidrato tendem a ser mais inflamatórios, e com isso o processo infeccioso da acne torna-se facilitado. 

Por outro lado, quem desenvolve esse tipo de espinha são principalmente pessoas que já têm uma predisposição para o problema. Contudo, as espinhas no rosto podem também estar associadas à atividade física intensa. Isso porque os exercícios aumentam a produção de testosterona, e quanto mais testosterona no organismo, maior é a produção de sebo na pele. Como resultado, tem-se o aparecimento das espinhas e dos cravos. 

Se a sua espinha começou a aparecer depois que você  fez uso de suplementação ou após atividade física intensa, essa pode ser a causa mais provável. Para evitar esse problema, reveja a sua suplementação para se certificar de que ela está balanceada. E se você faz atividades físicas intensamente, redobre os cuidados com a pele usando produtos que fazem o controle da oleosidade. 

Procurar a orientação de um especialista, seja um nutricionista ou um profissional da área de estética, também é importante para evitar o surgimento das indesejadas espinhas . 

Por que durante a pandemia de covid-19 surgiu acne no rosto?

Há dois motivos principais para o surgimento das espinhas no período da pandemia do coronavírus.

1 – Em primeiro lugar, a ansiedade e o estresse devido ao período de incerteza que a epidemia gerou desencadearam um desequilíbrio emocional em grande parte da população. Como vimos anteriormente, o estresse emocional pode levar ao surgimento das espinhas.

2 -Em segundo lugar, o uso de máscara de proteção também é um dos motivos para o aparecimento das espinhas no rosto. Um termo criado para definir essas espinhas foi a “maskne”, ou seja, a acne que aparece na região do rosto que fica abafada pelo uso da máscara de proteção. 

A máscara acaba deixando a área abafada e quente, desencadeando um ambiente propício para o desequilíbrio das bactérias que vivem na pele e que provocam a acne. Nossa técnica Elizete fez uma live para quem sofre desse problema. Na live, ela fala desse tipo de acne e como cuidar da pele. 

Confira a live no link: acne em tempos de pandemia

Espinhas no rosto após a adolescência

Se nenhum dos fatores mencionados é a causa das espinhas, uma explicação pode ser as variações hormonais que acontecem durante a vida adulta. Nesse caso, é mais comum acontecer em mulheres, já que elas sofrem mais as variações de hormônios, que aumentam a produção de componentes oleosos na pele. 

Mas as espinhas também podem aparecer no período de pré-menopausa, em que acontece uma variação muito grande dos níveis hormonais.

Uma rotina regrada com cuidados com a pele e tratamentos com produtos tópicos para redução da acne são ações necessárias para tratar o problema. Além disso, acrescentar na rotina diária uma alimentação equilibrada auxilia muito na redução das espinhas. 

Para quem está entrando na pré-menopausa, o acompanhamento médico e de um especialista de pele é o ideal, já que muitas alterações manifestadas no corpo nessa fase da vida acabam refletindo em incômodos na pele. 

As espinhas apareceram após a exposição ao sol?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne solar pode acontecer após exposição ao sol. Nesse caso, ela é provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e devido ainda à própria radiação solar.

O sol acaba aumentando a oleosidade da pele, que, se não higienizada de forma correta, entope os poros. Como resultado, ocorre a inflamação no folículo e o aparecimento das lesões. 

Além disso, o excesso de sol gera radicais livres que fragilizam o sistema de defesa da pele, e assim o processo inflamatório se desenvolve com mais facilidade.

Para prevenir esse tipo de espinha, é necessário o uso de protetor solar com uma composição menos oleosa ou, ainda, que seja específico ao seu tipo de pele. 

As espinhas aparecem após o uso de algum produto na pele? 

Algumas espinhas também podem estar relacionadas ao uso de produtos que não são ideais ao tipo de pele. Nesse caso, acontece um desequilíbrio entre a produção de componentes oleosos na pele, provocando o surgimento de cravos e espinhas.

Outro fator para essas lesões inflamadas aparecerem é se você possui alguma sensibilidade a componentes da formulação do produto em uso. Nesse caso, não é necessariamente uma espinha, mas sim o seu corpo tentando se proteger e expulsando esse componente da pele. Ou seja, é uma reação de defesa do organismo. Nesse caso, a descontinuação do uso do produto já é suficiente para eliminar essas lesões. 

Por outro lado, existem produtos potencialmente comedogênicos, isto é, que fazem o tamponamento dos poros. Entre esses produtos estão, por exemplo, aqueles  que contêm em sua formulação excesso de óleos ou óleo mineral, o que provoca o entupimento dos poros, levando à formação da acne. 

Além disso, o uso de maquiagem sem fazer a higienização adequada da pele antes de dormir também pode provocar as espinhas. 

Para prevenir essas espinhas no rosto, deve-se fazer a higienização completa e adequada da pele todos os dias. Ademais, o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele pode prevenir o surgimento desse problema tão incômodo que é a acne. 

cuidados com a pele

Como tratar as espinhas no rosto em casa?

Para o tratamento em casa, é necessário incluir produtos antiacne no seu dia a dia. Mas calma, não é nada complicado, e bastam alguns minutos de cuidados diários. 

Separamos aqui um passo a passo do tratamento para você se guiar.

Pela manhã:
cuidado com as espinhas no rosto pela manhã

1 – Primeiramente, limpe a pele com a Espuma Detox, que vai purificar a pele e eliminar o excesso de oleosidade. 

2 – Depois disso, aplique pontualmente o Sérum Secativo Pontual nas espinhas mais inflamadas (pode ser utilizado várias vezes durante o dia).

3 – Posteriormente, aplique o Sérum Multissolução por todo o rosto ou nas regiões com espinhas: ele já vai ajudar a manter a pele sequinha durante o dia.

4 – Para concluir, aplique o protetor solar ideal para o seu tipo de pele. 

À noite:
cuidando da pele com espinhas no rosto a noite

1 – Novamente, limpe a pele com a Espuma Detox.

2 – Aplique o Sérum Secativo Pontual nas espinhas mais inflamadas.

3 – Finalize aplicando o Sérum Multissolução por todo o rosto ou nas regiões com espinhas.

Uma ou duas vezes na semana
rotina skin care para pele com espinhas no rosto

1 – Da mesma forma, comece lavando a pele com a Espuma Detox e seque bem. 

2 – Aplique a Máscara Purificante em todo o rosto ou nas regiões específicas com espinhas. Deixe agir por 15 minutos e retire com água.

3 – Posteriormente, aplique o Sérum Secativo pontualmente sobre as acnes inflamadas, seguido do Sérum Multissolução em todo o rosto. 

4 – Durante o dia, aplique o seu protetor solar

Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida sobre as espinhas que aparecem no rosto? Deixe o seu comentário aqui 😉


Produtos mencionados nesse post:

Rejuvenescimento íntimo: quais técnicas e produtos podem ser usados

Primeiramente, o rejuvenescimento íntimo tem ganhado o interesse de muitas mulheres, que procuram o tratamento para que possam se sentir melhor consigo mesmas ou para diminuir os efeitos da pós-menopausa nessa região. Anteriormente, falamos das alterações que acontecem na pele na menopausa e como diminuir esses efeitos no post “Pele na menopausa”.

Mas, afinal, o que é rejuvenescimento íntimo?

São diversas opções de tratamentos realizados por profissionais habilitados ou especializados na região íntima feminina. Ou seja, entende-se por região íntima as áreas como axilas, virilha, pregas do pescoço e parte interna da coxa. 

Existem tratamentos estéticos e outros que visam a melhora da saúde da mulher, a fim de diminuir as alterações provocadas pelo envelhecimento e que causam desconfortos. Há opções de tratamentos não invasivos bem como possibilidades cirúrgicas. 

regioes intimas

Neste artigo, vamos abordar o tratamento não invasivo com a finalidade de melhora estética. O resultado é a melhora da autoestima e do bem-estar da mulher com o seu corpo. 

Em primeiro lugar, os principais benefícios do rejuvenescimento íntimos são:

  • Diminuição da flacidez e aumento da firmeza
  • Clareamento da pele 
  • Aumento do volume perdido com a idade ou diminuição da gordura localizada na região íntima
  • Melhora da autoestima e da autoconfiança 

Quando fazer esses tratamentos ?

Não existe uma idade preestabelecida para fazer o rejuvenescimento íntimo.

menopausa

Porém,  a procura por esse procedimento é mais comum em mulheres com idade entre 50 e 60 anos, época em que começam a sentir os efeitos da menopausa, pois já sofrem queda hormonal.

Com a idade, ocorre absorção da gordura dos grandes lábios, o que torna a pele flácida e com rugas. Isso faz parte do processo natural do corpo da mulher. Por outro lado, essas alterações podem deixar a mulher desconfortável e menos confiante, levando a procura por tratamentos para reverter esses sinais do envelhecimento íntimo. 

Além dos efeitos da idade, a flacidez nos grandes lábios também pode ser causada por outros fatores como:

  • Fatores genéticos
  • Sedentarismo e falta de estímulo muscular no local
  • Múltiplos partos ou partos normais
  • Pós-cirurgia bariátrica, que diminui a gordura localizada e deixa a pele mais frouxa

Outro procedimento muito procurado é o clareamento da região íntima feminina. Nesse caso, o escurecimento da região não está ligado à idade, mas sim a outros fatores que levam mulheres jovens a procurar por esses tratamentos, como, por exemplo: 

  • Atrito de movimento
  • Irritação da região (ex.: roupas apertadas)
  • Ardor e assadura causada pelo atrito 
  • Queratina e melanina, que são estimuladas para proteção do local que sofre atrito

Em seguida, vamos abordar mais detalhadamente estes dois tipos de tratamento íntimo: rejuvenescimento não invasivo e clareamento. 

1 – Preenchimento e rejuvenescimento íntimo sem cirurgias

Como mencionado, com a idade ocorre uma diminuição das células de gordura na região íntima, principalmente nos grandes e pequenos lábios. Essa alteração é decorrente da diminuição dos hormônios e da redistribuição de gordura que acontece naturalmente no corpo. 

Para resolver esse problema sem apelar para cirurgias, existem no mercado algumas opções que visam restabelecer o volume e o aumento da firmeza da pele nessa região. 

Em primeiro lugar, para dar volume é necessário o uso de dermocosméticos que façam o preenchimento lipídico (que estimulem um novo armazenamento de gordura no local). Por outro lado, o preenchimento hídrico também é importante, pois hidrata a pele, deixando-a mais resistente e volumosa. 

Além dos dermocosméticos, procedimentos como microagulhamento, laser e radiofrequência são opções para o tratamento dessa região com a finalidade de preenchimento e aumento da firmeza. 

Em contrapartida, mulheres mais jovens sentem-se desconfortáveis pelo aumento excessivo do volume presente na região pubiana. Nesse caso, elas podem optar por tratamentos redutores com dermocosméticos lipolíticos e procedimentos como o ultrassom e o microagulhamento. 

2 – Clareamento de regiões íntimas

As regiões que se localizam na parte interna dos membros, como axilas, virilha e região perianal, podem sofrer com a hiperpigmentação. Normalmente, isso acontece por conta do atrito da pele nessas regiões, causado por fatores como:

  • Aumento de peso
  • Uso de roupas apertadas
  • Uso de desodorantes com álcool ou produtos cosméticos que não preservam a microbiota e a proteção da pele.

O fototipo de pele também influencia. Peles mais escuras tendem a apresentar hiperpigmentação, já que a produção de melanina é mais intensa do que em peles mais claras. 

Antes de se começar qualquer tratamento clareador, é necessário uma boa avaliação das causas que estão levando ao aparecimento de manchas nesses locais para que se possa montar o tratamento ideal.

Por exemplo, se a mancha na virilha é decorrente do atrito da pele, não adianta apenas tratar com produtos que diminuam a produção de melanina. Esse tipo de tratamento resolve o problema no curto prazo, mas a mancha vai voltar porque a causa não foi resolvida. Nesse caso, é necessário associar os produtos clareadores com outros que aumentem a hidratação, além de substituir roupas apertadas por outras que não causem atrito direto com a pele.

Outro fator importante é não utilizar produtos muito agressivos como peelings descamativos na região. Normalmente são regiões mais quentes do corpo, e o uso de produtos que retiram a proteção natural da pele vai estimular o sistema de defesa e acionar a produção de mais melanina, o que faz com que a mancha volte a aparecer. Por isso, procure sempre tratamentos que preservem a proteção natural, que inibam a produção de melanina e que aumentem a hidratação. 

Além dos cosméticos, o tratamento pode ser associado a procedimentos como microagulhamento e laser específicos para clarear a pele. 

Última dica
profissional de estetica

Para finalizar, um fator muito importante em qualquer um desses tratamentos é procurar um profissional qualificado e especializado para fazer esses procedimentos. Isso porque a região íntima é delicada e a fisiologia do local deve ser respeitada. 

Exercícios físicos aliados à tecnologia cosmética trazem aumento de performance e melhora do bem-estar

É inegável que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para o corpo e também para a mente. Isso porque, além de deixar o corpo mais definido, a prática de atividades físicas melhora a qualidade de vida, previne doenças e libera endorfina, hormônio que diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. 

A prática de atividade física é importante em qualquer faixa etária e está muito ligada à saúde do corpo. O governo federal, através do Ministério da Saúde, lançou um guia de atividades físicas para todas as idades. Nele constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, bem como indicações para um estilo de vida ativo.

Além de contribuírem para a saúde, os exercícios físicos auxiliam na redução do peso, da celulite e da flacidez. Nesse sentido, a tecnologia cosmética pode melhorar ainda mais os efeitos das atividades físicas. 

De forma geral, podemos dividir os cosméticos aliados aos exercícios físicos em dois momentos de uso: antes e após a atividade física. Vamos falar desses cosméticos a seguir. 

Cosméticos para uso antes dos exercícios físicos

Normalmente, os produtos para a redução de medidas devem ser usados algumas horas antes de fazer os exercícios físicos. 

Isso porque a tecnologia avançada dos cosméticos para redução de medidas é capaz de estimular a quebra das células de gordura depositadas no local onde o produto é aplicado. 

Posteriormente, essa gordura é transformada pelo corpo em energia e é direcionada para a corrente sanguínea. Em seguida, durante a atividade física, o corpo recorre a essa energia de fácil e rápido consumo para suprir as suas necessidades energéticas.

Como perder gordura localizada
Como perder gordura localizada: usar produtos redutores algumas horas antes do exercício, a gordura transforma em energia que é gasta posteriormente nos exercícios

Dessa forma, o uso de produtos redutores e a prática de atividade física se complementam e se potencializam. 

Por outro lado, se você usar um produto redutor, ele vai estimular a perda da gordura no local de aplicação. Se a energia gerada por essa gordura não for consumida, o corpo volta a armazená-la.

Portanto, saiba que não existe milagre! Para redução de gordura localizada, é necessário gastar energia, e nesse processo os cosméticos ajudam a reduzir a gordura do local desejado, principalmente nas regiões mais propensas a acumular gordura e, por consequência, mais difíceis de eliminar esse acúmulo, como barriga e culote. 

E uma dica muito importante: a gordura não sai pela urina, isso NÃO acontece e é um MITO!

4 dicas de produtos para usar no pré-treino

A Extratos da Terra possui alguns produtos que podem potencializar a performance dos exercícios físicos, fazendo aumentar a perda de gordura localizada no local da aplicação. 

1 – Sérum Concentrado

Em primeiro lugar na categoria está o Sérum Concentrado. Em relação a performance e tecnologia, ele é o produto com maior poder de redução. 

Sérum concentrado para perder gordura localizada

O sérum possui 3 tipos de cafeína vetorizada e nanoencapsulada. Esses ativos atuam diretamente nas células de gordura, aumentando a ação da enzima responsável pela queima da gordura e estimulando a drenagem dos tecidos. 

Ao ser usado diariamente, reduz as medidas em locais difíceis de eliminar o acúmulo de gordura com dieta ou exercícios físicos. Ao passo que, o produto leva apenas 1 minuto para a aplicação e não deixa a pele pegajosa ou deslizando na hora da prática do exercício. Além disso, diminui a celulite e melhora a qualidade da pele, deixando-a mais uniforme e hidratada.

Por fim, o Sérum Concentrado passou por testes de eficácia durante 28 dias. Como resultado, 90% das participantes da pesquisa perceberam redução da gordura localizada na região aplicada.

2 – Fluido Hiperemim

O segundo produto para usar no pré-treino é o Fluido Hiperemim. Esse fluido ativa a microcirculação e o aquecimento da pele, estimulando a queda das células de gordura e reduzindo assim as medidas no local.

Fluido Hiperemim

O Fluido Hiperemim possui silício orgânico, nicotinato de metila e extratos vegetais, sendo ideal para quem gosta da sensação de aquecimento provocada na pele.

Da mesma forma, ele também promove um aspecto vermelho na pele que pode permanecer até 1 hora após aplicar o produto. Além disso, também é de fácil aplicação, basta aplicar o spray e deixar absorver.

3 – Vitta Guaraná-café

O terceiro na lista, é o Vitta Guaraná-Café, um creme muito usado por profissionais de estética em massagem modeladora e que agora vem na versão de uso em casa. 

Creme Guaraná-café

Ele possui o extrato de café e de guaraná, que dão nome ao produto, além do nicotinato de metila. Esses ingredientes ativam a microcirculação e o aquecimento da pele.

O produto estimula também a transformação da gordura em energia para ser consumida pelo corpo e assim reduzir medidas no local da aplicação.

Da mesma forma que o Fluido Hiperemim, esse creme também promove um aspecto vermelho e aquecimento na pele que podem permanecer até 1 hora após aplicar o produto.

4 – Água Dermo Revigorante – reposição de minerais 

água dermo revigorante

Por fim, outro produto importante e que ajuda a manter a pele saudável, nutrida e hidratada é a Água Dermo Revigorante. Ela é uma ótima opção para cuidar da pele do rosto.

Você pode aplicá-la antes da atividade física e deixar absorver. Ela vai ajudar a manter a nutrição e a hidratação da pele, mesmo com a perda de água pelo suor que acontece durante a atividade física. Essa água também é ideal para uso no corpo e no cabelo com o intuito de hidratação e reposição de minerais. 

Cosméticos para uso pós-treino

Acima de tudo, para aumentar a performance após a atividade física, é importante favorecer a drenagem dos líquidos e das toxinas do corpo, e também fortalecer o tônus muscular. Caso contrário, você pode ter acúmulo de líquidos no corpo e não perceber a redução de medidas. Por outro lado, também é importante hidratar a pele para mantê-la saudável.

Dependendo da atividade e da intensidade dos exercícios, ocorre um maior consumo de energia, e o corpo passa por um estresse, gerando toxinas e radicais livres. Por isso, produtos detox e drenantes são importantes para manter o organismo em equilíbrio. 

Além disso, o exercício ativa a musculatura para que fique firme, mas não age na firmeza da pele. Dessa forma, o uso de produtos firmantes após a atividade física também é importante para manter o contorno do corpo. 

4 dicas de produtos para usar após os exercícios físicos

Aqui vamos dar dicas de dois produtos com ação detox e drenante, que você pode escolher conforme a sua preferência, um produto firmante e também uma dica extra de um produto para relaxamento muscular.

1 – Nano Shower

Assim como o Sérum Concentrado, o Nano Shower é um produto com mais tecnologia e também  totalmente alinhado à diminuição do impacto ambiental.

O Nano Shower é um produto anticelulite e redutor de medidas que tem forte ação drenante e detoxificante. Afinal é um produto que possui 100% de ativos nanoencapsulados sem nenhuma adição de água, o que  faz dele um sérum concentrado e de rápida ação.

Ele auxilia no tratamento da celulite, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele, reduz o efeito “casca de laranja” e é altamente hidratante. Além disso, também dá continuidade à ação de estímulo à quebra das células de gordura para transformá-las em energia. 

Sua forma de uso é diferenciada e se encaixa muito bem no pós-treino após o banho. Com a pele ainda úmida do banho, você aplica algumas gotinhas do produto no local desejado e espalha na pele. Por fim, a mistura do sérum com as gotinhas de água que ficam no corpo após o banho se transforma instantaneamente em um creme. 

Veja no vídeo como é fácil de aplicar.

2 – Advanced Detox

A segunda opção de produto drenante é o Advanced Detox, um creme que tem como principal função a ação detox, eliminando toxinas e líquidos. 

Do mesmo modo que o Nano Shower, também é um produto multifuncional que age na celulite, flacidez e gordura localizada. Além disso, promove a hidratação contínua, evitando o envelhecimento precoce da pele. 

Creme Drenante  após exercícios físicos

Os resultados na redução de líquidos são incríveis e percebidos logo nas primeiras aplicações, sendo uma ótima opção para acelerar a perda de medidas. 

Dessa forma, é um creme para ser utilizado após o treino com a pele já higienizada. 

3 – Creme Firmante

Agora, se você quer mesmo é fortalecer a elasticidade da pele, a melhor opção pós-treino é o Creme Firmante

Creme firmante após exercícios físicos

Ele possui DMAE nanoencapsulado, um dos mais conhecidos ativos para firmeza da pele. Além disso, é um creme anti-idade corporal, mantendo a pele do corpo bonita e saudável. 

Prático e de fácil absorção, foi testado clinicamente com 93% de aprovação pelos participantes do estudo que disseram ter a pele mais firme em apenas 4 semanas.

4 – Creme Atlético Corporal

Essa é uma dica bônus para quando você tiver aquelas dorzinhas musculares causadas pelo exercício físico. O Creme Atlético propicia refrescância e alívio do cansaço das pernas e regiões doloridas. 

Creme Atlético pós-treino

Que tal uma automassagem pós-treino para aliviar a tensão do seu corpo? 

A prática de exercícios físicos X a queda de cabelo

As atividades físicas que movimentam o corpo trazem muitos benefícios para a saúde física e mental. 

A indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos façam atividade física moderada (de 150 a 300 minutos) ou intensa (de 75 a 150 minutos) por semana quando não houver contraindicação.

Porém, se por um lado a atividade física tem efeito benéfico para a saúde, quando em excesso ou em uma intensidade muito grande, ela acaba causando o aumento da queda capilar.

Nesse contexto, ainda não existe uma relação do exercício físico com a queda de cabelo bem elucidada cientificamente. Porém, segundo pesquisas, alguns fatores parecem estar relacionados: 

– Estresse gerado pela atividade física

O excesso da prática física ou então feita com uma intensidade não balanceada provoca um estresse corporal. Em consequência, gera-se uma grande quantidade de radicais livres que são muito danosos às células, inclusive ao cabelo, levando ao enfraquecimento dos fios e, posteriormente, à queda. 

– Dieta não balanceada

Com o aumento da intensidade dos exercícios, os músculos precisam de um aporte nutricional maior. Contudo, se a dieta não for equilibrada, levando em consideração essa necessidade do corpo, os nutrientes serão priorizados para as funções vitais, e os cabelos não são uma delas. Por isso, os fios ficam com menos nutrientes e enfraquecem. Além disso, dietas restritivas e longos períodos em jejum também podem causar essa falta de nutrientes para os cabelos. 

– Aumento da testosterona

Outro fator que parece estar envolvido na queda de cabelo é que os exercícios em excesso aumentam a taxa de testosterona. Esse aumento do hormônio em homens que já têm tendência à calvície pode acelerar o processo de queda. Isso acontece porque o metabólito da testosterona, a di-hidrotestosterona (DHT), tem um fator direto com a calvície. 

Por esses fatores, é de extrema importância haver um equilíbrio entre a atividade física e uma dieta bem balanceada. Além disso, procure sempre profissionais que possam fazer a avaliação e orientação mais indicadas para o seu caso.

Nano Hair para queda de cabelo do exercícios físico

Por outro lado, você pode também fortalecer os fios entregando as vitaminas diretamente no couro cabelo através do Nano Hair. Ele repõe minerais e vitaminas no fio do cabelo, fortalecendo-o, diminuindo a queda e acelerando o crescimento. 

Agora que falamos sobre a potencialização dos exercícios com os cosméticos, queremos que nos conte: você tem feito atividades físicas regularmente?

Hydra Face: hidratante facial com hidratação imediata e prolongada por até 72h

O novo hidratante facial Hydra Face tem uma textura leve que absorve rapidamente na pele, deixando um toque seco, porém macio e agradável. 

O creme é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as sensíveis, e foi desenvolvido com a tecnologia double gel network, que proporciona um sensorial leve e um filme aveludado para a pele do rosto. 

Hidratante facial barato
Hydra Face

O novo hidratante facial aumenta a hidratação da pele de forma imediata, ou seja, no mesmo momento em que se aplica o produto, ocorre o equilíbrio da água e da oleosidade na pele. Em consequência, forma-se um filme invisível na pele que hidrata instantaneamente e recupera rapidamente a aparência saudável e macia da pele.

Por outro lado, o Hydra Face aumenta também a hidratação da pele de forma prolongada. Dessa forma, ao utilizar o produto diariamente a hidratação se mantém por mais tempo e aumenta a longo prazo. Isso acontece porque o produto estimula a produção de hidratantes naturais na pele, tais como o ácido hialurônico.

Além disso, é um hidratante barato para o rosto e com a melhor combinação de ingredientes para a pele, como o ácido hialurônico e biocolágeno nanoencapsulado, ômegas e vitamina E. Esses ingredientes não só hidratam mas também protegem a pele dos radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

Por que a pele fica ressecada?

Já falamos da importância de usar um hidratante anteriormente em outro conteúdo aqui no blog, isso porque esse hábito mantém a pele saudável e mais protegida. 

Mas você já parou para pensar por que a pele fica ressecada? 

Basicamente a pele fica ressecada quando faltam água e componentes oleosos para as células. Em consequência, as células não ficam mais unidas como deveriam, o que acaba criando fissuras ou pequenas aberturas na camada mais superficial que serve de barreira protetora, como pode ser observado na imagem abaixo. 

Característica da pele ressecada

Com essas fissuras, a pele fica desprotegida e a água, que deveria estar mantendo a hidratação da pele, é evaporada para o meio externo, e isso resseca ainda mais a pele.

Por outro lado, a camada protetora também não funciona adequadamente, e agentes externos como bactérias e micro-organismos ruins para a pele conseguem entrar por essas aberturas. O resultado disso são incômodos como irritação, dermatites, acnes, entre outros problemas. 

Nós não conseguimos visualizar essas aberturas quando olhamos diretamente para a pele, mas podemos perceber quando ela está opaca, sem brilho e áspera. Portanto, se você observar essas características, este é um sinal de que a pele precisa de hidratação imediatamente. Mas é claro que o ideal é não deixar a pele ficar desprotegida e ressecada a este nível. 

Alguns hábitos como banhos muito quentes, uso excessivo de produtos que retiram a oleosidade da pele, produtos que deixem a pele irritada ou descamam são alguns exemplos de fatores que provocam o desequilíbrio da pele e a má formação de barreira. 

Além disso, ambientes mais secos facilitam a migração da água que está dentro da pele para o meio externo. Por isso, é comum se falar que, quando a umidade do ar está baixa, é muito importante ingerir mais água. 

Como o Hydra Face recupera a hidratação 

Nem todo hidratante facial é igual, e aqui vamos mostrar as diferenças do Hydra Face. Para isso, observe na imagem a seguir o que acontece na pele desidratada quando o Hydra Face é usado.

Ação do hidratante facial Hydra Face

Os números ilustrados na imagem nos mostram o que creme faz em cada região da pele.

1 – Primeiramente, o Hydra Face reconstrói o filme protetor por 72 horas. Lembra da imagem anterior da pele desidratada que possui fissuras? Então, o Hydra Face fecha essas fissuras com o filme e retém a água dentro da pele.

2 – Com a barreira de proteção reconstruída, os agentes externos não conseguem mais penetrar na pele facilmente, o que diminui incômodos como a irritação. 

3 – A água que fica retida na pele devolve o conforto e o bem-estar, deixando a pele com aspecto mais suave e com brilho natural.

4 – A hidratação natural se deve principalmente pelo ácido hialurônico pela água que ingerimos, que chega pelas camadas mais profundas da pele. Em seguida, ela é distribuída de forma uniforme pelos canais chamados de aquaporinas, chegando a todas as camadas. O Hydra Face estimula a produção de ácido hialurônico e aumenta os canais de aquaporina para que a água seja distribuída de forma uniforme na pele, reconstruindo assim a hidratação natural. 

5 – Para finalizar, o Hydra Face repõe os componentes graxos como, por exemplo, as ceramidas e os ômegas. Esses ingredientes se aderem às células para mantê-las mais unidas, aumentando ainda mais o filme protetor da pele. 

Com isso, pode-se dizer que o Hydra Face é um creme completo para o rosto que age em 3 mecanismos de hidratação: 

1 – Retém água na pele
2 – Reconstrói a hidratação biológica
3 – Reforça a barreira de proteção

Teste de hidratação imediata do hidratante facial

Realizamos uma pesquisa com 17 voluntários na faixa etária de 14 a 60 anos. Os voluntários usaram o produto e logo após descreveram o que acharam da experiência de uso do Hydra Face.

E esse foi o resultado:

94% dos voluntários sentiram a pele de hidratada a super-hidratada após o uso do produto
70% acharam que o produto absorve rápido na pele
71% disseram que a pele não ficou oleosa após a aplicação do produto
53% sentiram a pele aveludada após aplicar o produto
100% disseram que o produto não deixa a pele pegajosa

Quem uso aprovou o Hydra Face
Textura do Hydra Face
Veja também alguns depoimentos de quem experimentou:

“Gostei muito do hidratante, ele parece um carinho na pele, muito fácil a aplicação e espalhabilidade. Adorei a sensação de frescor e de hidratação.” Fernanda, 36 anos

“Esse hidratante é maravilhoso, ele hidrata sem deixar a pele oleosa, nunca consegui usar um hidratante que deixasse a minha pele hidratada assim sem que ela ficasse oleosa ou que me deixasse com acne. Além disso, a sensação ao aplicar é ímpar, você sente a hidratação logo na aplicação e depois, quando a pele absorve o produtos, ela fica sequinha, é incrível!! AMEI!” Suelen, 35 anos

“Como estava há algum tempo sem usar um hidratante facial, senti que minha pele absorve muito rápido o produto, estava necessitada. Com o uso nesses três dias, já senti que está super-hidratada e aveludada.” Eliane, 54 anos

“Após o primeiro uso, eu senti que a pele ficou com aspecto lisinho e aveludado. No geral, ele absorveu muito bem e demorou 1 minuto mais ou menos para isso acontecer.” Sofia, 23 anos

“Gostei do produto, deixa a pele bem hidratada logo após o uso.”, Gisele, 28 anos

Outros diferenciais do Hidratante Facial Hydra Face

Além de todos os benefícios mencionados acima, Hydra Face possui ainda outros diferenciais em relação a um hidratante comum para o rosto:

  • Aumenta em 44% a hidratação da pele em 7 dias
  • Aumenta a Aquaporina-3 em 257%, que distribui a água uniformemente em toda a extensão da pele. 
  • O efeito hidratante fica na pele até mesmo após a remoção do produto
  • Graças à tecnologia double gel network, o creme possui uma fragrância agradável, sem a necessidade de usar altas concentrações de fragrância, o que diminui a sensibilidade em peles reativas
  • Aumenta em 388% a produção de colágeno
  • Aumenta em 104% a produção de elastina
  • Possui o prebiótico inulina, que tem a capacidade de absorver e de reter grandes quantidades de água para manter os níveis adequados de hidratação da pele.
  • Repõe os ômegas 3, 6, 7 e 9 na pele

O Hydra Face é o hidratante facial que não deve faltar nos cuidados com a pele. Muito mais que um simples hidratante, ele é um carinho para o seu rosto.

Quer saber saber mais sobre o Hydra Face? A nossa técnica Elizete Garcia, fez uma live especialmente para falar desse novo hidratante facial. Confere no nosso Instagram 😉

Você pode adquirir o produto no nosso site ou com um de nossos distribuidores e revendedores. 

Microbiota da pele: o que é e como mantê-la saudável

A microbiota da pele é a colônia de micro-organismos de diferentes espécies como, por exemplo, bactérias, fungos e vírus que habitam as camadas superiores da pele. 

Para se ter uma ideia da dimensão da microbiota, em um adulto calcula-se que a pele contenha cerca de um bilhão de bactérias por cm2 de pele e, dessa forma, ao juntar-se com os outros tipos de micro-organismos que habitam a pele, o número chega a ser dez vezes superior ao número de células humanas.

microbiota da pele

Apesar de estarem na nossa pele, nós não enxergamos esses micro-organismos a olho nu. Porém, eles fazem parte da nossa proteção natural, mantendo a pele saudável, evitando doenças e controlando o pH, o ressecamento e a sensibilidade. 

É como se tivéssemos um exército de bactérias e outros micro-organismos que estão prontos para lutar contra agentes do meio externo que tentam entrar no corpo através da pele.

Nesse sentido, muitas vezes, alguns problemas de pele que aparecem de forma repentina, como ressecamento, dermatites, acnes e outras doenças, estão intimamente relacionados ao desequilíbrio da microbiota da pele. Isso acontece porque os micro-organismos patogênicos (que provocam algum tipo de doença) estão mais fortes e em maior quantidade do que as bactérias que nos protegem.

Vale lembrar que cada pessoa possui a sua microbiota, ela é única e diferente da do seu vizinho, colega e familiar. Isso porque a presença de micro-organismos na pele está intimamente ligada a hábitos pessoais, idade, atividades físicas, alimentação, ambiente em que vive, entre outros fatores. 

Como manter a microbiota da pele saudável

Primeiramente é não agredindo a pele, pois isso causa o desequilíbrio dos micro-organismos presentes nela. 

micro-organismos na pele

Quando falamos em agredir, não quer dizer apenas causar machucados ou sangramentos. Você pode estar agredindo a pele sem nem perceber. Veja 3 exemplos de hábitos e atividades que prejudicam a pele:

1 – Uso de sabonetes que ressecam a pele: sabe aquela sensação de lavar o rosto e sentir a pele repuxando? Pois bem, isso não é nada legal, pois esse produto está desidratando em excesso e deixando a pele desprotegida.

2 – Banhos muito quentes: a água quente facilita a remoção da gordura da pele. Porém, ela acaba retirando mais do que deveria. A nossa camada mais superficial da pele é formada prioritariamente por componentes graxos, e ao retirá-los, estamos deixando a pele desprotegida dos agentes externos.

3 – Lavar a pele mais de duas vezes ao dia: o excesso de higienização retira em excesso os componentes oleosos que fazem a nossa proteção. Por outro lado, o contrário também é verdadeiro: a falta de higiene causa o acúmulo de resíduos na pele, o que desequilibra a quantidade de bactérias boas e ruins.

Agora existem formas de manter a microbiota e a pele saudável

A principal dica para isso é preservar a proteção da pele e sempre usar produtos que fortaleçam a barreira de proteção, e nunca o contrário. Por exemplo: 

  • Use cosméticos que tenham afinidade com a pele, como os de base vegetal e que possuam componentes já presentes na pele, tais como ômegas e ácido hialurônico
  • Procure utilizar sabonetes que mantenham a hidratação e o pH da pele equilibrado.
  • Mantenha a hidratação da pele, visto que isso favorece a formação de barreira protetora.
  • Evite o uso constante de produtos bactericidas, pois eles não matam só as bactérias ruins como acabam diminuindo a quantidade de bactérias protetoras também. 

Se você quer saber mais sobre a microbiota, veja a aula da nossa técnica falando sobre a barreira de proteção da pele e sobre como mantê-la saudável. 

Web aula com Elizete Garcia – Extratos da Terra

Dicas de produtos que protegem a microbiota

Além de produtos que mantêm a hidratação e fortalecem a barreira de proteção da pele, existem produtos que contêm prebióticos.

Os prebióticos nada mais são do que alimento para as bactérias boas da pele, assim elas ficam mais fortes para combater as bactérias ruins que causam doenças ou irritação.

A Extratos da Terra possui alguns produtos com esses componentes. Confira o que eles fazem:

Sérum Multissolução
sérum multissolução

Trata-se de um produto de tratamento para o controle da acne e do processo inflamatório da pele.

O Sérum Multissolução possui o ingrediente ativo Bioecolia®, que preserva e fortalece a microbiota da pele. Dessa forma, tem-se a diminuição de bactérias na pele que provocam a acne.

Máscara Purificante

Essa Máscara Purificante é indicada para peles oleosas e também para o controle de cravos e da acne.

Ela detoxifica e purifica a pele, além de fortalecer e manter a microbiota cutânea saudável.

Hydra Face

É um hidratante facial de uso diário que deixa a pele bonita e saudável. Esse creme contém um prebiótico chamado inulina, que tem a capacidade de absorver e de reter grandes quantidades de água.

Dessa forma, mantém-se a hidratação e a preservação da microbiota saudável.

Agora nos conte, você tem cuidado da sua microbiota da pele?

Esteticista: O que faz um esteticista e onde trabalhar na área de estética

Ser esteticista ou trabalhar na área é um desejo de muitas pessoas nos últimos anos. 

As profissões que cuidam do embelezamento e também da saúde da pele têm gerado interesse em pessoas que estão entrando no mercado de trabalho ou em quem está pensando em mudar de profissão. 

esteticista fazendo tratamento facial

Antes de mais nada, vale lembrar que a estética é uma profissão bem antiga,  principalmente no Brasil, onde as pessoas se preocupam bastante com a beleza, motivo pelo qual o país é o primeiro no ranking mundial de cirurgias plásticas. 

Apesar de a estética não ser novidade, a profissão só foi regulamentada em 2018. Nessa data o esteticista passou a ter um regulamento oficial sobre as suas atividades. A Lei nº 13.643, publicada em 3 de abril de 2018, regulamenta as profissões de esteticista, que compreende o esteticista e cosmetólogo, bem como o técnico em estética.

Quem pode ser um esteticista?

De acordo com a regulamentação, um esteticista e cosmetólogo precisa ter o curso de nível superior com concentração nas áreas de Estética e Cosmética em uma instituição nacional. Também são válidos cursos feitos no exterior com validação do currículo pelo MEC no Brasil. 

Já um técnico em estética precisa ter o curso técnico com concentração em estética oferecido por instituição de ensino brasileira ou estrangeira. No caso da certificação estrangeira é necessário a revalidação de certificado ou diploma pelo Brasil.

tratamentos de pele

Também são reconhecidos como técnicos, os profissionais que comprovarem o exercício da profissão há pelo menos três anos, contados da data de entrada em vigor da lei. 

Mas o que faz um profissional de estética?

Um esteticista e cosmetólogo tem várias opções para seguir na carreira profissional, podendo trabalhar em lugares como, por exemplo, centros estéticos, salões de beleza, spas, hotéis, cruzeiros, ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

esteticista fazendo tratamento corporal

São muitas possibilidades diferentes de atuação no mercado. E vale lembrar que a profissão não cuida só da beleza de uma forma superficial, mas sim da saúde da pele e do couro cabeludo em seu conjunto.

Quais são as opções no mercado de trabalho?

Algumas atividades para se trabalhar são:

– Fazer procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares utilizando como recursos produtos cosméticos, técnicas manuais ou eletroterapias.
– Trabalhar em pré e pós-cirurgias plásticas.
– Ser responsável técnico pelos centros de estética que aplicam recursos estéticos.
– Trabalhar na área da docência em cargos como direção, coordenação, supervisão e professor de disciplinas relativas a cursos da área de estética e cosmética.
– Fazer auditoria ou prestar consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos estéticos.
– Elaborar relatórios, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas de mercado ou experimentais relativos à estética e à cosmetologia.
– Elaborar programas de tratamentos com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas empregadas no tratamento e a quantidade de aplicações necessárias. 
Empreender na área da estética, montando o seu próprio negócio. 
– Fazer consultoria de como cuidar da pele remota ou presencialmente.
– Trabalhar com maquiagem profissional.
– Trabalhar com podologia.
– Fazer consultoria de imagem pessoal e visagismo.
– Trabalhar com depilação e design de sobrancelhas.

Quanto é o salário de um esteticista?

Primeiramente, o salário de esteticista varia muito em virtude das diferentes possibilidades de atuação, do tamanho da empresa em que trabalha e da localização desse espaço de trabalho.

Por outro lado, a profissão ainda não possui um sindicato que estabeleça normas como o salário-base para a profissão. Por isso, as remunerações são bem diversas. Mas uma busca pelo site de procura de emprego Catho mostra salários iniciais de R$ 1.000, R$ 2.000, R$ 3.000, entre outros. Muitos ainda somam ao salário comissões por serviço ou por venda de produtos. 

tratamento com eletroterapia

Você também pode optar pelo trabalho autônomo e, nesse caso, a sua remuneração será de acordo com o nicho de mercado que você escolher trabalhar.  Aqui embaixo deixamos um vídeo muito interessante falando sobre o preço versos o valor que você entrega nos seus serviços.

Agora, se você se interessar em aumentar a sua renda ou ganhar dinheiro revendendo produtos de tratamentos de pele para uso em casa, acesse este link para saber mais.

Por fim, se você tem interesse em seguir a carreira, procure um curso da área ou faça uma especialização. Desejamos que você tenha muito sucesso na sua escolha!

Lançamento para profissionais de estética: os produtos de hidratação mais desejados chegaram

Já pensou em produtos de hidratação para todas as ocasiões e que pode ser associada a qualquer outro tratamento estético que você profissional faz na sua cabine? E se, além de tudo for biocompatível com todos os tipos de peles, inclusive as sensíveis?

Então, esse e muitos outros benefícios são possíveis com os produtos de hidratação de uso profissional:

linha de produtos de hidratação da pele de uso profissional
  • Hydra Peel
  • Hydra Massage
  • Hydra Mask.

Esses dermocosméticos baseiam-se na recuperação e reconstrução não só da hidratação mas também da saúde da pele. Para isso os produtos agem em 5 frentes principais:

1 – Reparo: recupera a pele dos danos, restaura o equilíbrio hidrolipídico, reconstrói a barreira de proteção e restabelece a homeostase celular.

2 – Reposição: retém e distribui água na epiderme e derme e repõem vitamina, minerais, lipídeos e ácido hialurônico.

3 – Reforço: revitaliza as células por aumentar o ATP mitocondrial, reforça o sistema antioxidante, reativa a microcirculação e reforça a coesão das células do estrato córneo.

4 – Redução: reduz o  ressecamento, o estresse oxidativo, a produção de radicais livres e a irritação da pele.

5 – Reversão: reverte os sintomas de fotoenvelhecimento

Assim, conseguimos com isso uma recuperação dos danos e reconstrução do sistema de defesa da pele, por meio do fortalecimento da barreira de proteção e pelo reforço do sistema antioxidante. Como resultado, se tem a prevenção do estresse oxidativo e dos estímulos iniciais da cascata inflamatória. 

Quem pode usar?

Os produtos são destinados a todos os profissionais de estética que trabalham com tratamentos faciais. Pois a hidratação é necessária na pele, independente do que se está tratando. Também é indicado a todas as etnias e os fototipos, já que as formulações são biocompatíveis com a pele e não provocam sensibilidade. 

Portanto, é uma ótima opção para você profissional associar esses produtos a seus tratamentos com tranquilidade.

Novos produtos de hidratação para recuperação e revitalização da pele

Acima de tudo, os produtos de hidratação profissionais Hydra Peel, Hydra Massage e Hydra Mask, foram desenvolvidos baseados no conceito XR, que nada mais é do que as múltiplas funções desempenhadas pela linha, como:

(R)eparação
(R)eposição
(R)eforço
(R)edução
(R)eversão
Entre outros (R)s

Já que eles promovem a reconstrução da saúde da pele e vai além de uma simples hidratação.

Portanto, são 3 opções de produtos que podem ser associados a qualquer tratamento estético, seja como preparo inicial da pele ou como reforço de hidratação e reconstrução da pele durante um plano de tratamento. 

Esses produtos podem ser associados a diversos tratamentos, como por exemplo:

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada produto agora?

Hydra Peel XR – Peeling de recuperação

Hydra peel - peeling de hidratação

O Hydra Peel XR é um peeling químico indicado para todos os tipos e fototipos de peles, incluindo as sensíveis e com rosácea.

Além disso, o peeling é seguro para usar o ano inteiro e não causa nenhuma fotossensibilidade à pele.

Ele é composto por 10% de gluconolactona que é um poli-hidroxiácido de quarta geração. Este ativo recupera e revigora a pele devido à sua ação antioxidante, hidratante e reconstrutora da barreira de proteção. Sendo assim, o Hydra Peel XR é um aliado em todos os tratamentos faciais.

Além disso, o produto aumenta a resistência da pele, sendo possível usá-lo antes de procedimentos que podem causar irritação ou sensibilização, evitando uma possível mancha pós-inflamatória. Da mesma forma, é ideal para o tratamento de peles sensíveis com rosácea ou acne porque, além de restabelecer o equilíbrio na queratinização da pele, diminui a irritação e a inflamação, sem causar desconfortos como pinicamento e ardência. 

Já durante ou após um tratamento facial, o peeling pode ser usado para aumentar a hidratação ou restabelecer o equilíbrio em peles que não estão respondendo bem ao tratamento. 

Por ter efeito hidratante e antioxidante, o Hydra Peel XR apresenta excelentes resultados em peles fotoenvelhecidas, diminuindo as rugas, as linhas de expressão e a hiperpigmentação. Inclusive, é ideal para regiões mais sensíveis, como por exemplo os lábios, onde os peelings tradicionais causam desconforto e irritação. 

Hydra Massage XR – Creme de massagem

Hydra Massage - creme de hidratação

Primeiramente, o Hydra Massage é um creme de massagem que reúne uma combinação de ácido hialurônico, biocolágeno, ômegas, minerais e vitaminas como a vitamina A nanoencapsulada, também conhecida como retinol.

A combinação de ingredientes atua no preenchimento de rugas e linhas de expressão, devolvendo o volume da pele perdido com a idade. Por outro lado, protege da degradação do colágeno e do ácido hialurônico já presente na pele por aumentar a eficiência energética celular e prevenir a formação de radicais livres. 

O creme de hidratação e massagem ainda reforça o sistema antioxidante da pele, por duas vias:

1 – Através do aumento de 66% da desintoxicação mitocondrial, diminuindo os danos do estresse oxidativo ao DNA celular.

2 – Fornecer e aumentar os antioxidantes naturais que tem sua produção diminuída com a idade. 

Outro diferencial do Hydra Massage XR é a hidratação imediata e prolongada, que melhora a elasticidade e a distribuição de água na pele, evitando a desidratação e amenizando as linhas de expressão decorrente da falta de hidratação.

O Hydra Massage XR é ideal para o uso em todos os tipos de peles, até mesmo as mais oleosas. Isso porque seus ingredientes ao mesmo tempo que hidratam, previnem a hiperqueratinização das células o que evita a formação de acnes e comedões após os procedimentos de massagem. Além disso, os efeitos do creme ficam presentes na pele por até 8 horas, prolongando os efeitos da massagem manual. 

Hydra Mask XR – Máscara hidratante e nutritiva

Hydra mask - máscara de hidratação e nutritiva

Por fim, a Hydra Mask XR age por vários mecanismos para manter a pele saudável e aumentar a eficiência nos tratamentos estéticos. Assim como os outros produtos de hidratação anteriores, é uma máscara para todos os tipos de pele que hidrata, fortalece a barreira de proteção e protege a pele das agressões externas e internas.

Além disso, age no processo de envelhecimento, estimulando a produção de fatores-chaves para manter a pele saudável. Igualmente é uma máscara que agregar valor a qualquer tipo de tratamento estético, restabelecendo a homeostase da pele. 

7 mecanismos que a Hydra Mask XR age
Restabelece a hidratação

A máscara aumenta a hidratação desde o estrato córneo até a derme. Na epiderme aumenta a produção de aquaporina-3 que distribui de forma uniforme a água em todas as camadas da epiderme. Possui ainda emolientes biomiméticos que imitam os óleos produzidos naturalmente na pele, reconstruindo assim a hidratação natural. Por outro lado, na derme a máscara aumenta a retenção de água por estimular a produção de glicosaminoglicanas como ácido hialurônico, ativando desta forma a hidratação biológica. 

Reposição da camada protetora da pele

A máscara fortalece a barreira de proteção por aumentar a produção de proteínas de envelope, filagrina e involucrina que deixam a camada córnea mais coesa e diminui os danos dos agentes externos na pele. Além disso, evita a desidratação por manter as células mais unidas umas nas outras e por formar um filme natural impermeável na superfície da pele. Outra ação da máscara é a reposição de ômegas, esqualeno e emolientes que fortalecem a proteção e ainda mantém essa função por até 72 horas.  

Renova a pele

A máscara também tem ação na renovação e na manutenção da saúde da pele, por estimular marcadores biológicos da diferenciação celular, além de aumentar a produção de colágeno e elastina. A máscara age também na preservação e reparo da pele, por aumentar a produção de ATP nas mitocôndrias para que as células se mantenham saudáveis e desempenham suas funções de forma correta. 

Reestrutura a pele

Além de estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico natural, a máscara também contém biocolágeno e ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular nanoencapsulado, devolvendo o volume da pele perdido com a idade e favorecendo o preenchimento de linhas de expressão. Também aumenta a elasticidade e a firmeza da pele. 

Repõem nutrientes e vitaminas

A máscara é rica em ingredientes que repõem vitaminas e outros nutrientes essenciais para manter a pele saudável como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, vitamina C, selênio, zinco, cobre e manganês e ômegas 3,6,7 e 9. 

Reduz a reatividade das peles sensíveis

A Hydra Mask XR possui um ingrediente neuro-calmante que diminui a reatividade das peles sensíveis, diminuindo o desconforto, o formigamento e a produção da substância P que sinaliza o processo inflamatório. 

Reduz a aparência desvitalizada da pele

A máscara tem um sensorial aveludado e acetinado, proporcionando uma sensação única após a retirada da máscara, pois retira o excesso de oleosidade e poluentes, deixando um toque seco, aveludado e macio. Além disso, diminui a hiperqueratinização das células, deixando a pele mais lisa e com mais viço. Também diminui o estresse oxidativo e reforça a atividade antioxidante natural, promovendo a detoxificação adequada das células.  

Multifuncionalidade dos lançamentos

Como vimos anteriormente, são produtos com funções importantes e que mantêm a pele funcionando no seu estado de equilíbrio, fundamental em qualquer tratamento estético. 

E para garantir a multifuncionalidade desses produtos eles foram desenvolvidos com bases biocompatíveis com todos os tipos de peles e todos os fototipos. 

Por fim, conheça os detalhes e benefícios de cada um dos produtos acessando as fichas técnicas nos link abaixo:

Ficha técnica do Hydra Peel XR 

Ficha técnica do Hydra Massage XR 

Ficha técnica do Hydra Mask XR 

Preparados para inovar e potencializar seus protocolos com esses 3 novos produtos de hidratação e de recuperação da pele especialmente desenvolvidos para você profissional de estética?

Kakadu e vitamina C para o rosto: uma combinação poderosa para a pele

A vitamina C para o rosto já se tornou um dos produtos mais procurados para os cuidados com a pele devido aos efeitos antioxidantes, anti-idade e clareadores. 

Mas uma opção muito mais poderosa para a pele é a vitamina C junto com o extrato de kakadu. 

Ele não é tão conhecido no Brasil, mas já faz parte da dieta e da vida dos ancestrais australianos como uma fruta de grande valor para a cultura dos habitantes da Austrália. Essa fruta tem inúmeros benefícios para a pele e é uma enorme fonte de vitamina C. Para se ter uma ideia, um kakadu possui 100 vezes mais vitamina C do que a laranja, sendo, portanto, a maior fonte de vitamina C do mundo.

Vitamina C no Kakadu x Vitamina C na laranja

Além de possuir a vitamina C, o extrato de kakadu tem o poder de transportar essa vitamina para todas as camadas da pele. Dessa forma, esse ingrediente não age só na superfície, e sim vai até as camadas mais profundas, aumentando os efeitos benéficos da vitamina C no rosto.

Beneficios da vitamina C

Em outras palavras, isso quer dizer que esse ingrediente dá uma “carona” para a vitamina C que está na pele e a leva para as camadas mais profundas. Essa função é importante, pois, quando estamos expostos ao sol, o transporte de vitamina C na pele é prejudicado, sendo possível que muita vitamina C que você passa na pele pode estar agindo só de forma superficial.

Antes de contar para vocês os outros benefícios do extrato de kakadu que está no nosso querido Sérum Vit C, vamos entender de onde essa fruta vem e por que ela é tão poderosa?

Extrato de Kakadu

Região de colheitas de Kakadu

Primeiramente, esse ingrediente é extraído do kakadu plum, que é uma ameixa originária da região norte da Austrália (marcação vermelha no mapa). Porém, essa região está exposta a um índice de radiação solar muito alto em comparação com quaisquer regiões da Terra.

Agora vamos entender por que essa fruta é tão especial. Por estar nessa região de alta exposição ao sol e fina camada de ozônio sobre a Austrália, a ameixa kakadu recebe altos índices de radiação UV que são extremamente prejudiciais. Como resultado, essa fruta criou um sistema de autodefesa altamente eficiente, composto por várias moléculas antioxidantes poderosas como vitamina C, polifenóis (ácidos gálico e elágico) e vitaminas A e E, que combatem os danos dos raios UV e protegem dos radicais livres. 

Por outro lado, essa fruta tem um valor muito grande para os aborígenes, primeiros habitantes do país (os aborígenes se assemelham aos índios no Brasil). Os aborígenes que vivem na região do Parque Nacional Kakadu, reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial, usam a ameixa como fonte de alimento e medicamento:

  • Eles utilizam a ameixa como fonte tradicional de comida, consumida durante longas caminhadas ou viagens de caça.
  • Já na forma de medicamento, a fruta é socada e posteriormente serve como um antisséptico e um bálsamo calmante para membros doloridos.
Kakadu

Posteriormente, observou-se que as características do kakadu seriam muito benéficas para a pele, dando origem então ao extrato de kakadu, ativo do Sérum Vit C. Esse ingrediente cosmético é feito a partir de uma fonte sustentável da ameixa kakadu cuidadosamente transformada em extrato.

Primeiramente, esse processo começa com a colheita à mão das frutas e depois segue uma etapa tecnológica e à base de água, em que os componentes antioxidantes da fruta são retirados, transformando-se no extrato de kakadu.

Benefícios do extrato de kakadu

Em primeiro lugar, um dos grandes benefícios do kakadu é fortalecer a proteção das células contra danos provocados por radicais livres, ajudando a preservar a juventude da pele.

Contudo, esse ingrediente tem muitos benefícios:

– Alta ação antioxidante, protegendo as células do estresse oxidativo
– Aumenta em 59% a produção de ácido hialurônico
– Estimula em 144% a produção de pró-colágeno I 
– Melhora a aparência das rugas 
– Aumenta em 106% o transporte de vitamina C para a epiderme e a derme

Assim como os benefícios propiciados pelo kakadu em nível celular, existem os benefícios visíveis na melhora externa da pele, como, por exemplo, mais luminosidade e diminuição dos sinais da idade, como pode ser visto na foto a seguir.

Então, a imagem da esquerda é uma foto de antes do tratamento, e a da direita foi tirada após 30 dias de uso do extrato de kakadu. Comparando-se as duas fotos, percebe-se um aumento da luminosidade da pele e também a diminuição das rugas.

Qual o efeito da vitamina C no rosto?

A vitamina C para o rosto da Extratos da Terra é o Sérum Vit C, composto por uma potente combinação de antioxidantes e vitamina C em diferentes formas + o extrato do kakadu. Além disso, o sérum ainda possui o resveratrol nanoencapsulado e o extrato de ferula foetida.

Sérum Vit C

Assim, o Sérum Vit C é um produto multifuncional, indicado para todos os tipos de pele. Os principais benefícios do produto são:

– Melhora o aspecto geral da pele
– Diminui rugas e linhas de expressão
– Uniformiza o tom da pele
– Evita a formação de marcas escuras decorrentes do sol e da idade. 

Além disso, o produto é composto por ativos nanoencapsulados que agem tanto na superfície da pele, promovendo uma hidratação de longa duração, quanto nas camadas mais profundas, local onde age de forma mais potente contra o envelhecimento da pele. 

Quanto tempo leva para a vitamina C fazer efeito?

O Sérum Vit C possui testes de eficácia que mostram a melhora da pele após 28 dias de uso. O produto foi testado por várias pessoas através de um laboratório independente da Extratos da Terra e com certificação da Anvisa. Após usar o Sérum Vit C, as pessoas relatavam o que tinham achado do produto. Veja o que os testes mostraram:

86,7% deixou a pele mais hidratada
76,7% deixou a pele mais luminosa e melhorou a aparência geral da pele
76,7% uniformizou o tom da pele e deixou-a com aspecto mais jovem
73,3% de melhora da firmeza da pele e redução das rugas e linhas de expressão 

Quanto à textura do produto e experiência de uso, os resultados foram:

93,3% disseram que foi fácil de aplicar e espalhar o produto sobre a pele
86,7% não deixou a pele oleosa
76,7% possui uma textura agradável
70,0% deixou um perfume agradável na pele

Agora, se você quiser ver mais avaliação da nossa vitamina C, confira o que os nossos clientes falam dela no nosso site. Basta clicar aqui

Importância da Hidratação na Estética

A hidratação na estética é fundamental para que se possa conseguir bons resultados em qualquer tratamento. Por isso, é muito importante os profissionais da estética estarem atentos ao nível de hidratação cutânea de seus clientes. 

Independentemente do tipo de tratamento, uma pele hidratada é mais flexível, tem mais viço e vai conseguir reagir melhor ao tratamento que será feito, seja com terapias manuais, eletroterapia ou microagulhamento.

Veja algumas razões pelas quais a hidratação na estética é importante:

Limpeza de pele e extração

A hidratação deixa a pele mais emoliente e flexível, facilitando a extração, e diminui a dor do paciente. 

Controle da acne e oleosidade

A hidratação é fundamental nesse procedimento, pois se tem mais equilíbrio hidrolipídico e a barreira de proteção fica mais ativa. Dessa forma, consegue-se controlar melhor a produção de sebo. 

Tratamentos clareadores

Quando a pele está hidratada, a barreira de proteção fica íntegra. Dessa forma, menos agressão chega à pele, prevenindo a piora das manchas. Isso porque a produção de melanina está intimamente ligada a mecanismos de proteção da pele. Quando esses mecanismos são acionados, uma mensagem é enviada ao melanócito para aumentar a produção de melanina, o que pode piorar as manchas já existentes

Uso de eletroterapia

eletroterapia

A hidratação mantém os níveis de água na pele equilibrados.

Os hidratantes biológicos em especial contribuem para o aumento da água na derme e epiderme, e criam um meio onde se tem muitos íons que favorecem a passagem da corrente elétrica. Dessa forma, melhora a resposta dos tratamentos que fazem uso da eletroterapia. 

Tratamentos anti-idade

Conforme envelhecemos, vamos produzindo cada vez menos componentes lipídicos e hídricos, que mantêm a saúde e a barreira de proteção da pele íntegra. Dessa forma, mais água é evaporada para o meio externo, ocorrendo o que chamamos de perda de água transepidermal e o ressecamento da pele.

Além disso, menos ácido hialurônico é produzido na derme com a idade, e essa molécula é um dos componentes mais importantes para manter a pele renovada, hidratada e preenchida. 

Microagulhamento

O microagulhamento estimula a produção de colágeno e elastina, porém, se o tecido não está hidratado, as fibras produzidas serão com qualidade inferior, prejudicando assim o resultado final do tratamento. 

Agora que você já sabe qual a importância da hidratação na estética, vamos entender quais são os mecanismos que promovem a hidratação cutânea?

Mecanismos de hidratação da pele

A pele se divide em duas grandes camadas, a epiderme e a derme. Falamos sobre a estrutura da pele e suas funções no outro post, você pode conferir aqui

Mas o importante é entender como acontece a hidratação da pele. Primeiramente, a água e os nutrientes chegam na derme através dos vasos sanguíneos. 

Depois, a água e os nutrientes são transferidos para a epiderme através da derme papilar e dos canais de aquaporina, que distribuem a água de forma uniforme por todas as camadas da epiderme. 

Já nas camadas mais superficiais da epiderme acontece a produção de componentes graxos e ceramidas que formam a barreira impermeável da pele. Essa barreira tem a importante função de manter o equilíbrio hidrolipídico e, consequentemente, a hidratação cutânea. Ela forma um filme impermeável que age de duas maneiras:

  • Na parte interna, impede a perda de água transepidermal
  • Na parte externa, evita que agentes do meio externo entrem na pele. 
Mecanismo de hidratação da pele
Mecanismo de hidratação da pele

Na derme, também acontece a produção de ácido hialurônico pelos fibroblastos. Essa molécula possui grande afinidade com a água e é capaz de armazená-la e posteriormente hidratar as células. Na imagem abaixo, você consegue ver também as outras funções do ácido hialurônico na pele. 

ácido hialurônico na pele
Ação do ácido hialurônico na pele

Outra forma de hidratar a pele é fazendo uso de produtos tópicos. Nesse sentido, existem diferentes tipos de hidratantes com mecanismos de ação distintos. Para entender como promover a hidratação na estética de forma eficiente é importante entender o que eles fazem. Por isso, vamos mostrar abaixo os diferentes tipos de hidratantes usados na cosmetologia. 

Mecanismos da hidratação na estética 

Podemos dividir os hidratantes usados em produtos tópicos em 4 grupos principais, e cada um deles possui um mecanismo de ação diferente:

1 – Emolientes 

São substâncias que mantêm a suavidade e a maciez da pele, exercendo um efeito protetor contra o ressecamento e a irritação ao formar uma barreira que inibe a perda excessiva de água de dentro para fora. Ou seja, impedem que a água armazenada dentro da pele seja perdida na camada mais externa. 

Além disso, alguns emolientes biomiméticos ao estrato córneo, isto é, que imitam os componentes presentes na pele, como triglicerídeos, ácidos graxos e fosfolipídeos, interagem com essa camada superficial. Como resultado, eles se unem e fixam-se na pele, garantindo a reposição da barreira cutânea. 

Nesse caso, os emolientes biomiméticos têm os seus efeitos hidratantes mantidos por períodos prolongados, uma vez que agora fazem parte da pele e não são retirados durante o banho, como acontece com os emolientes que ficam na superfície da pele. 

2 – Umectantes

Conferem hidratação por meio da adsorção da água do interior da pele ou do ambiente externo para a superfície. É como se as moléculas desses ingredientes fossem ímãs, atraindo moléculas de água e formando um reservatório hídrico da pele. 

Porém, o seu uso prolongado pode causar desidratação, uma vez que as moléculas de água que estão nas camadas um pouco mais profundas são constantemente atraídas para a superfície da pele. 

Além disso, não apresentam eficácia significativa em ambientes muito secos e em peles já desidratadas, pois não há água disponível para ser atraída para a camada superficial. 

3 – Oclusivos

Os agentes puramente oclusivos formam um filme na superfície cutânea, evitando a perda de água do interior da pele para o ambiente. Um exemplo de agente oclusivo é o óleo mineral.

Apesar de eficazes, esses agentes oclusivos atuam temporariamente (enquanto estão na superfície da pele) e conferem sensoriais pesados e até prover uma falsa hidratação, porque na verdade não repõem a hidratação natural da pele, só impedem a perda de água para o meio externo. 

Esses componentes também podem promover a oclusão dos óstios da pele e estimular o desenvolvimento de comedões. 

4 – Biológicos

São substâncias que atuam estimulando a produção de hidratantes pela própria pele, o que também é conhecido como uma hidratação ativa. Esses componentes estimulam a produção de lipídios e de proteínas presentes nas células da pele, além dos fatores de hidratação natural (NMFs), aquaporinas e ácido hialurônico. Esses hidratantes têm efeito prolongado, pois a hidratação natural da pele é reconstruída. 

Portanto, a melhor forma de se obter uma hidratação eficiente da pele é associar os hidratantes biológicos, que estimulam os processos naturais da pele, conseguindo uma hidratação prolongada, com os hidratantes de ação imediata, como no caso dos emolientes, umectantes ou agentes oclusivos.

Se você gostou do conteúdo, recomende a seus colegas! Eles provavelmente irão gostar também! 

Fluido Redutor de Pelos da Extratos da Terra

O Fluido Redutor de Pelos diminui o crescimento e promove o afinamento gradativo dos fios, que chegam até a não nascer mais com o uso frequente do produto. 

Mas, se você está cansado dos métodos tradicionais para eliminar os pelos, o Fluido Redutor de Pelos pode te ajudar. Tanto mulheres quanto homens podem usar o produto no rosto, no corpo e em áreas íntimas como axila e virilha. Os resultados aparecem a partir de 30 dias e permitem maior facilidade na depilação e no barbear, diminuindo também a frequência de remoção dos pelos. 

Primeiramente, vamos entender qual a diferença entre o Fluido Redutor de Pelos e outros métodos de eliminação dos pelos:

  • O Fluido Redutor de Pelos age onde o fio é produzido, enfraquecendo qualquer tipo de pelo, seja escuro ou claro, até não crescer mais. Não causa sensibilidade nem dor na aplicação. 
  • Lâminas e cremes depilatórios cortam o pelo rente à pele, mas não diminuem o seu crescimento. Por outro lado, alguns produtos podem causar irritação na pele.
  • As ceras depilatórias arrancam o pelo pela raiz, mas não diminuem o crescimento nem enfraquecem o pelo. Em algumas pessoas, esse método pode causar foliculite e dor na hora da depilação.
  • Métodos de depilação definitiva como laser eliminam os pelos escuros para não nascerem mais, mas não têm resultado efetivo em pelos claros ou brancos. Por outro lado, alguns métodos são doloridos e precisam de muitas sessões para ter o efeito desejado. 

Então, como vimos o Fluido Redutor de Pelos é uma alternativa para você se livrar dos pelos sem dor e com custo mais acessível do que uma depilação definitiva. 

Como usar o Fluido Redutor de Pelos

Para que o produto atinja o efeito esperado, é necessário que o fluido tenha contato direto com a pele para assim conseguir agir no folículo piloso onde o pelo nasce. Por isso, é fundamental manter os pelos curtos para aplicar o produto.

Aplique o produto diretamente sobre a pele todos os dias nos locais desejados e deixe absorver. Ele contém ativos nanoencapsulados que ficam agindo por várias horas na pele. Nos dias em que você fizer depilação ou se barbear, pode aplicar o produto com a pele limpa logo após o procedimento, pois, além de afinar o pelo, o fluido também acalma a pele irritada. O produto inibe o crescimento do pelo apenas no local de aplicação, não interferindo no crescimento em outros locais do corpo. 

O Fluido Redutor de Pelos é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis. Para quem já trata manchas, rugas ou outros, o fluido não interfere na eficácia do tratamento e, nesse caso, aplique-o antes. 

Por outro lado, o fluido não possui contraindicação para gestantes e mulheres em período de amamentação, mas, por precaução, aconselhamos consultar o seu médico antes de usar o produto.

Testes comprovam a redução dos pelos

O uso prolongado vai fazer com que os pelos enfraqueçam gradativamente, podendo até mesmo não crescer mais. O resultado e o tempo para isso vão depender de cada pessoa, pois os hormônios influenciam no crescimento dos pelos. 

Mas para provar que o produto funciona, foram feitos testes de eficácia com laboratórios credenciados pela Anvisa. Voluntários utilizaram o produto por 30 e 60 dias, e depois preencheram um formulário contando quais foram as suas percepções. Veja o que eles relataram: 

Após 30 dias de uso do produto:

  • 70% perceberam a redução dos pelos, observando demora para crescer e diminuição da quantidade de pelos na área em que o produto foi aplicado. 
  • 75% perceberam que o produto afina o pelo.
  • 80% perceberam que a irritação provocada pela depilação diminuiu.

Após 60 dias de uso do produto:

  • 65% perceberam a redução dos pelos encravados após o uso do produto.
  • 90% perceberam que o pelo demora mais para crescer.
  • 45% perceberam a redução no comprimento do pelo.

Vários outros relatos de pessoas satisfeitas com o produto são enviados para nós, e alguns deles estão nas imagens abaixo: 

Depoimento de uso do Fluido redutor de pelos com 5 dias
Depoimentos
Depoimento do Fluido redutor de pelos da Extratos da Terra
Indicação do Redutor
Indicação do Fluido
Depoimentos
Depoimentos

Mecanismo de ação do Fluido Redutor de Pelos

A taxa de crescimento dos fios e a sua espessura dependem principalmente da atividade dos folículos pilosos (onde o fio nasce). O Fluido Redutor de Pelos diminui a atividade desses folículos. É como se o produto enviasse uma mensagem a essas células mostrando que elas não precisam mais trabalhar. Assim, sem atividade no folículo, os pelos vão ficando cada vez mais fracos, crescem mais lentamente e ficam mais finos.

Veja na imagem abaixo os ingredientes que agem no fio e na pele:

Local de ação do Fluido Redutor de Pelos
Local de ação do Redutor de Pelos

Onde comprar?

Você encontra o Fluido Redutor de Pelos no nosso site, basta clicar aqui. Mas se preferir, pode encontrar um distribuidor mais próximo de você e comprar na loja física. Confira um revendedor mais próximo pelo link: revendedores.


Produtos mencionados nesse post: