como cuidar da pele

COMO CUIDAR DA PELE: 3 PASSOS DIÁRIOS PARA TER A PELE SEMPRE BONITA

Se você tem dúvida sobre como cuidar da pele, vamos esclarecer quais são os três passos diários que você precisa inserir na sua rotina para ter a pele sempre bonita.

Começar a cuidar da pele pode gerar muitas dúvidas, mas é bom começar com poucos passos, assim você vai pegando o hábito e gostando desse tempo dedicado a si mesma. 

Para começar a cuidar da pele, inicie com o básico, fazendo a limpeza adequada, hidratando o rosto e protegendo a pele do sol. Acredite, esse já é um grande passo para deixar a pele saudável.

Além do que, quanto antes você começar a cuidar da sua pele, mais tarde os sinais do envelhecimento vão aparecer.

E sabe o que é mais legal? Que essa rotina pode ser simples e rápida, basta usar os produtos adequados para o seu tipo de pele.

Se você está disposta a começar a cuidar da pele da forma correta, comece entendendo por que esses três passos são fundamentais.

Como cuidar da pele: o primeiro passo é limpar

Limpar a pele de forma adequada remove todas as impurezas que são acumuladas durante o dia. 

Esse processo de higienização retira o excesso de oleosidade, a poluição do meio ambiente e os resíduos de produtos como maquiagem que ficam depositados na pele. 

A limpeza facilita a oxigenação das células e também aumenta a eficácia dos hidratantes ou produtos de tratamento que serão usados depois.

Além disso, uma limpeza adequada e com os produtos certos deixa a pele mais saudável e ainda mantém a maquiagem fixa por mais tempo.

Como limpar a pele de forma adequada

Antes de mais nada, se estiver usando maquiagem, retire-a com um demaquilante. 

Quem aprecia maquiagem sabe a importância que ela tem no seu dia a dia e não vive sem. Porém, para manter a pele saudável, é de extrema importância utilizar demaquilantes que retirem todo os resíduos de base ou pó no fim do dia. Esse pequeno gesto evita a obstrução dos poros e a formação de acne derivada de produtos cosméticos.

Muitas pessoas pulam esse passo, achando que o sabonete é suficiente. Mas não é, pois esses produtos de maquiagem normalmente precisam de algo específico para serem retirados completamente da pele.

Quer comprovar? Passe um algodão umedecido no rosto após tirar a maquiagem sem demaquilante. Você vai se surpreender!

limpar a pele

Depois lave o rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele utilizando um sabonete que seja adequado para as necessidades do seu rosto.

O sabonete removerá qualquer resíduo que ainda possa ter ficado na pele, limpando-a de forma completa. 

Além de higienizar, alguns sabonetes têm outras funções secundárias que normalmente estão relacionadas ao tipo de pele para os quais esses produtos são indicados. 

Como cuidar da pele: o segundo passo é a hidratação

Para cuidar da pele de forma correta, após limpar o rosto o passo seguinte é hidratar.

Essa ação previne o envelhecimento, mantém a pele saudável e com a barreira de proteção fortalecida contra os agentes externos, como por exemplo, a poluição e mudanças de temperatura. 

A pele bem hidratada evita a permeação de agentes poluentes que estão no ar e que podem provocar vários outros problemas como acnes, manchas e rugas. 

E todos os tipos de pele precisam ser hidratados, sem exceção. O hidratante diário pode ser um creme, gel-creme, sérum ou outro produto que você já use, ou pode usar, para tratar a sua pele ao mesmo tempo que hidrata. Lembre-se sempre de buscar um produto indicado para o seu tipo de pele.  

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a pele oleosa também precisa ser hidratada.

Isso mesmo, peles oleosas têm uma produção excessiva de óleo, mas só isso não garante a hidratação. Por isso, busque sempre um hidratante específico para peles oleosas.

E pior, quando as pessoas têm pele oleosa costumam lavar muitas vezes o rosto, deixando a pele desidratada, e isso faz com que mais óleo seja produzido para equilibrar a barreira de proteção, virando um ciclo vicioso.

Como cuidar da pele: o terceiro passo é a proteção solar

O último passo dessa rotina diária de cuidados com a pele é a proteção solar. Ela é fundamental para manter a pele saudável e sempre bonita. 

Isso porque os raios solares são os principais causadores de problemas na pele como manchas, envelhecimento, perda da elasticidade e do colágeno e até casos mais graves como o câncer de pele. E os efeitos são cumulativos na pele, por exemplo, o sol em excesso e sem proteção ao qual  você fica exposto na adolescência reflete em como será a sua pele na vida adulta.  

Esses problemas acontecem devido aos dois tipos de radiação que são emitidos pelo sol, UVA e UVB.

A radiação UVA é constante durante todo o dia e penetra de forma mais profunda na pele. É a principal responsável pelo envelhecimento precoce, causando enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, favorecendo o aparecimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas antes do tempo. Esses raios podem também provocar o câncer de pele.

Por outro lado, a radiação UVB penetra mais superficialmente na pele, é responsável pelas queimaduras solares e também pode causar alterações nas células que levam ao câncer de pele.

Como escolher o protetor solar correto?

Primeiramente, confira se o protetor possui fator de proteção solar contra os raios UVA e UVB. Você pode identificar isso sempre na frente da embalagem, na qual aparecem  dois números. O mais conhecido, e normalmente com mais destaque, é o FPS, que é a proteção contra os raios UVB. O outro é o FPUVA, que identifica a proteção contra os raios UVA.

Outro detalhe importante é que, pela legislação da ANVISA, o FPUVA sempre deve ser no mínimo ⅓ do FPS, e quanto maior, melhor. Ou seja, se o FPS é 50, dividimos esse valor por 3 e sabemos que o FPUVA deve ser no mínimo 16,66. É bom sempre conferir essa informação.

E na hora de escolher um protetor, pense nas necessidades de proteção da sua pele. Por exemplo, peles mais claras, por terem menos melanina (pigmento que dá cor e protege a pele) possuem uma proteção natural menor do que peles escuras, por isso o recomendado é utilizar protetores de FPS mais alto e de no mínimo 30. Os dermatologistas costumam recomendar para esse tipo de pele um FPS 50 ou maior. 

proteger a pele do sol

Peles escuras são naturalmente mais resistentes aos raios UVB e normalmente não ficam vermelhas após a exposição ao sol. Mas isso não significa que não precisam de proteção, pois vale lembrar que a radiação UVA penetra profundamente na pele e causa inúmeras alterações nas células. Portanto, a proteção mínima recomendada para peles mais escuras é de FPS 15, porém o ideal é fazer uso do FPS 30, de forma a garantir uma proteção mais completa da pele. 

Seguindo esses três passos, você vai manter a pele cuidada e saudável, retardando o aparecimento dos sinais da idade. 

E lembre-se, para cada pele existe uma solução específica.

6 comentários em “COMO CUIDAR DA PELE: 3 PASSOS DIÁRIOS PARA TER A PELE SEMPRE BONITA”

  1. olá! muito bem explicado as 3 regras para terpele sempre saudável
    Sou da area e curto muito produtos da Extrato da Terra.
    Abraço

    Fatima Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.