Indicado para proteção facial de peles muito sensíveis a queimaduras solares. Hidrata, nutre, previne e protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Previne contra o fotoenvelhecimento e queimaduras solares. Possui toque seco e suave.
Fotoprotetor Facial FPS 50 é mais do que um protetor, pois, além de proteger e cuidar da pele do seu rosto, irá hidratar e prevenir contra o fotoenvelhecimento. Esse protetor deixa a sua pele livre dos danos causados pelos raios UVA e UVB, radicais livres e agentes como o vento, a poluição e a própria luz ambiente.
O grande diferencial encontrado na formulação do produto é o ativo chamado Coenzima Q10, que tem como função auxiliar a diminuir a profundidade das rugas e linhas de expressão, aumentar a firmeza da pele e a produção de colágeno, além da Vitamina E que é antioxidante. Em um único produto, você encontrará a proteção, a hidratação e a prevenção que a sua pele necessita contra os efeitos nocivos do sol.
Coenzima Q10
Atua como um potente antioxidante para tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento, diminuindo a profundidade das rugas, aumentando a oxigenação tecidual e melhorando a elasticidade e a firmeza da pele. A coenzima Q10 neutraliza os radicais livres, prevenindo danos na pele. Tem ação anti-idade ao proteger as células contra o estresse oxidativo, minimizar os danos ao DNA induzidos pela radiação UVA e acelerar a produção de colágeno. Por ser nanoencapsulada em pequenas partículas, a coenzima Q10 é liberada lentamente, agindo por até 8 horas na pele, além de agir nas camadas mais profundas onde o envelhecimento celular acontece.
Vitamina E
Conhecida como a vitamina da vida e da juventude, possui dupla ação no colágeno da pele. Primeiro, ela mantém essas fibras fortes, ajudando a reduzir a produção da enzima que destrói o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico natural da pele. Em segundo plano, a vitamina E aumenta a produção de colágeno, prevenindo a formação de rugas e tratando as já existentes. Tem ação anti-idade complementar ao acelerar a renovação das células, tornando a pele mais firme e macia. Tem poder antioxidante, o que ajuda na proteção do corpo contra os efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta, que podem danificar as células da pele. Auxilia na cicatrização adequada, sendo particularmente benéfica em caso de queimaduras.
O que são raios UV?
A radiação ultravioleta (UV) é formada por raios invisíveis que penetram na pele e podem provocar queimadura solar, envelhecimento precoce e câncer de pele, além de causar danos aos olhos e ao sistema imunológico.
Existem três tipos de raios UV:
UVA: causa envelhecimento da pele e pode ocasionar também câncer de pele
UVB: causa vermelhidão, queimadura solar e predispõe ao câncer de pele
UVC: é filtrado pela camada de ozônio na atmosfera
Quem precisa ter cuidado com o sol?
Todas as pessoas, independentemente de etnia ou cor de pele, sofrem com a exposição excessiva ao sol.
O que são protetores solares?
São produtos de uso externo que contêm substâncias químicas e/ou físicas que atuam como BARREIRAS PROTETORAS da pele contra as radiações solares. Eles são classificados conforme o FPS - FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR. O FPS identifica a proteção oferecida pelo produto contra os raios UVB, de acordo com o tipo de pele. Quanto maior o número do FPS, maior a proteção.
O que quer dizer FPS 50?
O FPS 50 quer dizer que o produto aumenta em 50 vezes a proteção natural da sua pele contra os efeitos da radiação UVB do que se você não o estivesse utilizando. A radiação UVB é responsável por deixar a pele vermelha, provocar as queimaduras solares e é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.
O que quer dizer FPUVA?
O FPUVA é o quanto o produto protege contra os malefícios da radiação UVA, ou seja, é a proteção contra o envelhecimento da pele e outras doenças mais graves como o câncer de pele. Pela legislação, essa proteção deve ser 1⁄3 do FPS, e quanto maior, maior a proteção da pele. No Protetor Facial FPS 50, o FPUVA é de 17,3, sendo a proteção UVA maior do que a exigida pela Anvisa.
O produto possui PPD?
Tanto o PPD quanto o FPUVA se referem à proteção da pele contra a radiação UVA. No Protetor Facial FPS 50, o método usado para a determinação do UVA é o FPUVA. Ou seja, o produto possui proteção UVA. A diferença entre o PPD e o FPUVA é o método usado para
quantificar essa proteção. Entenda a diferença entre eles:
PPD: método utilizado in vivo, ou seja com voluntários humanos.
FPUVA: método in vitro, ou seja, o teste não é realizado em pessoas, mas sim em células da pele. Além do fator FPUVA, esse teste determina o comprimento de onda crítico (λc), que está relacionado também à proteção contra os raios UVA longo.
O comprimento de onda mínimo deve ser 370 nm. Quanto mais próximo de 400 nm, maior é a proteção contra os raios UVA longo e, portanto, maior a proteção total da pele.
O que é um antioxidante? E por que ele é importante em um protetor solar?
Os antioxidantes são moléculas que impedem a formação de radicais livres ou que neutralizam os radicais livres já formados para que eles não provoquem danos às células. Um radical livre é uma molécula que precisa de um elétron para equilibrar a sua energia e para isso se liga a uma célula sadia da pele. Ao fazer isso, a célula da pele sofre um processo chamado de estresse oxidativo, o que leva ao seu envelhecimento e que pode até destruir essa célula. O antioxidante entra nessa história doando um elétron ao radical livre, e assim essa molécula é neutralizada e não prejudica as células sadias da pele.
E por que os antioxidantes são tão importantes em um protetor?
Bom, a radiação solar é um dos grandes geradores de radicais livres na pele. Além do mais, a poluição do ar também gera os radicais livres. Por isso, além de proteger dos raios UV, um protetor que possui antioxidantes também vai preservar ainda mais a saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.
De quanto em quanto tempo devo aplicar o protetor solar?
Segundo a recomendação da Anvisa, todo protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas ou antes em caso de sudorese intensa, após nadar ou banhar-se, secar-se com toalhas e durante e sempre que houver necessidade.
Em dias nublados, preciso aplicar o protetor solar?
Sim, mesmo em dias nublados os raios ultrapassam as nuvens e podem causar queimaduras na pele, da mesma forma que se deve utilizar o protetor solar no inverno em regiões do corpo expostas ao sol.